sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Curiosidades 1

Aproximadamente há 15 anos atrás, quando ainda professor da Ufes, um aluno me perguntou: você conhece I. Helmer. Respondí, se for atualmente não sei, mas se for do século passado é Inácio Helmer e em seguida me mostrou a foto ao lado onde pude ver o primeiro registro fotográfico de um imigrante Helmer no Brasil.
Não preciso dizer que fiquei fascinado pela imagem e imediatamente me interessei saber onde ela estaria localizada a casa que nela aparece.
Como Inácio Helmer não era da minha linhagem, pois sou descendente de Leopoldo, imediatamente me veio à mente a época, quando ainda aluno de biologia da Ufes, fui dar aula em uma escola de Campo Grande. Qual foi a minha surpresa, quando vi na pauta dos alunos, José Luiz Helmer. Fiquei intrigado e imaginei qual daqueles loirinhos seria. Para meu espanto, quando durante a chamada, quem respondeu presente foi um aluno bem escurinho. Mais surpreso deve ter ficado ele quando os alunos da perguntaram o meu nome e disse: José Luiz Helmer. Perguntado sobre a ascendência dele me disse que seu avo era Benedito Helmer e onde morava.
Interessado no local da foto fui procurá-lo, pois já era bem velhinho, pois outros da família Helmer não conheciam bem a própria ascendência. O Benedito me contou que os avós dele eram de Nova California, Santa Leopoldina.
Como estava trabalhando com peixes da região do Tirol, para a minha tese de doutorado, aproveitei uma das viagens para conhecer Nova California. Lá chegando, em um domingo à tarde, encontrei um grupo de pessoa jogando bola de pau e perguntei a eles. Há dentre vós alguém que é Helmer? E me responderam, todos somos. Explicando o motivo de minha ida, perguntei qual o local mais antigo e me indicaram família de Francisco Helmer. Lá chegando mostrei a foto e pedi que me indicassem o local. Somente a base de pedrada casa, como na foto acima, ainda estão lá. Depois soube que um deles tinha ido ao Tirol da Áustria fazer um intercâmbio. Será que eles foram a Wald, pois os moradores dequela vila se lembravam de brasileiros deste intercâmbio. Deixei uma cópia da foto acima com eles e fui embora, mas pretendo tirar uma foto do local, pois perdi a tirada na ocasião. Deixar o registro dos locais das primeiras moradias dos Helmer´s no Brasil é uma das minhas metas. Possuo também a foto do local da casa de João Jorge, em Biriricas, Domingos Martins e faltam as de Leopoldo Helmer (em Santa Isabel?) e Pedro Paulo?.

2 comentários:

  1. João Jorge era pai da Anna, que se casou com Antônio Wandekoken...eles são meus bisavós - gostaria muito de ver a foto da sua casa...por favor, me mande pelo email. Desde já agradeço 🙏

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber se alguém poderia me ajudar, pois a Josepha Helmer, filha do Johan Georg Helmer, casou com Hermann Nicolau Wandekoken, e tiveram filhos e entre os filhos nasceu Carlos Wandekoken, o Carlos por sua vez casou-se com Regina Helmer, e teve Antônio Wandekoken meu Bisavô. O que eu gostaria de saber e que não consigo encontrar é de quem A Regina Helmer é descendente. Pois o Carlos deve ter casado com alguém da família da mãe dele. Também não consegui localizar a data de nascimento da Josepha Helmer e do Hermann Nicolau Wandekoken. Muito obrigado. Meu gmail é:
    georgitoncolombi82@gmail.com

    ResponderExcluir